terça-feira, 24 de junho de 2014

Nunca pensei que os índios fossem assim! Missões Paraguai - Tribo Caaguazú

Graça e Paz de Jesus Cristo!
Como é bom ver o desenvolvimento na tribo de Caaguazú, essa semana estive quatro dias na tribo para construção da escola e o término do refeitório, ainda estamos no processo de término e com a ajuda de Deus estaremos terminando tudo ainda esse mês. Convivendo mais próximo e agora com muito mais intimidade com os indígenas, como pude observar conceitos que perdemos com a evolução do mundo e com valores ensinados pela mídia.
Bom começando com a autoridade que é algo maravilhoso observar quando exercida com amor, acompanhei uma situação de uma menina de 6 anos que cometeu um delito dentro da tribo contra seu próximo, em seguida foi passado para o cacique que chamou a mãe da menina e lhe disse que corrigisse no mesmo momento, então a mãe lhe deu umas palmadas e ali se terminou o problema. Essa ordem do cacique não teve nenhum questionamento, todos observavam em silencio.
"AUTORIDADE É ALGO QUE SE DEVE SER RESPEITADO E VALORIZADO"
Também tive o prazer de poder trabalhar junto com eles e ver seus comportamentos e também seus pensamentos a respeito de si próprio. Em uma conversa de um pai e filho, o pai disse para o filho observar bem como nós estávamos trabalhando para poder aprender e começou a dizer que perto de sua casa ele tinha varias espécies de fruta plantada e que em sua casa nunca faltou comida (uma exceção na tribo), então o filho disse para o pai que ele era índio e que a vida deles agora era assim e não teria mais oque fazer. Então o pai disse que não foi assim que ele lhe ensinou e começou a levantar o seu filho dizendo que ele poderia o encorajou com palavras positiva. Eu quase que abracei os dois rsrsrsrs. Depois de ouvir tudo isso observei o filho se esforçando e todo empolgado para prender a trabalhar! Em todo tempo o filho perguntava ao pai se o seu trabalho estava bom. 

Pude ver crianças tão felizes com a construção da escola que ajudaram todo tempo carregando agua e terra, não foi só uma brincadeira de criança elas ajudaram mesmo, da manhã até a hora que paramos.




As crianças se esforçaram muito para que a escola ficasse pronta rápido, nos olhos de cada uma e também através do esforço vemos a alegria de poder entrar pela primeira vez em uma sala de aula. 




O esforço físico é notável para uma menina de 8 anos que trabalhou o dia todo carregando terra para encher o piso da escola.  




Não foi só no carrinho, mas também como formiguinha crianças de 6 aninhos também ajudaram. A vontade de crescer e poder viver uma vida melhor é o motivo da força dessas crianças.







O momento do almoço foi o que mais me marcou, pois ajudamos a comprar  comida,  uma senhora preparou tudo. Foi feito uma sopa de macarrão com carne. Quando estava tudo pronto todos comeram, até aqueles que não tinham trabalhado, observando a forma que eles estavam comendo e a falta de recursos pude analisar bem a desigualdade que estamos vivendo hoje! 
Uns tem muito e outros não tem nada ! Foi ai que surgiu a frase: 

"SER POBRE NÃO É TER FALTA DE DINHEIRO, 

SER POBRE É VIVER UMA VIDA DE LUXO E NÃO

 AJUDAR O NECESSITADO"



















           

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Culto infantil na Tribo em Caaguazú´! (Missões Paraguai).

Fico muito feliz em ver a sensibilidade das crianças e pessoas puras quando falamos a respeito de Jesus!
Pessoas que não tem nada alem de sua fé. Como é lindo ver índios ouvindo e entregando suas vidas para Jesus. Fizemos esse culto e no momento do apelo todas as crianças que estavam presente vieram e abraçaram minhas pernas, que emoção em ver eles criando confiando na palavra de Deus! Que alegria tenho em abraçar essas crianças e poder ver eles crescendo com uma nova esperança de vida baseada na palavra de Deus !!!   AO MEU DEUS!!!!


Compaixão em Ciudad Del Este - (Missões Paraguai).

Graça e Paz de Jesus amados e irmãos!
Que benção está sendo para nós poder apoiar um novo projeto em Ciudad Del Este. Sempre que vou a Caaguazú para trabalhar com os índios do interior, passo por vários índios que vivem perto do terminal de Ciudad Del Este, estes índios vivem de forma desumana, com isso venho a algum tempo pedindo a Deus uma estratégia para poder fazer algo que mude essa realidade tão perto de nós, mas que as vezes nos distanciamos tanto. No dia 4 de junho fomos dar o primeiro passo, junto com a Primeira igreja Batista em Ciudad Del Este levamos um lanche para os índios, ouvimos um pouco de suas dificuldades e oramos por suas necessidades. Foi algo muito valoroso poder ir até lá, já que ninguém que ir e se comunicar com eles!
Os irmão foram muito amorosos e não se distanciaram dos índios por causa de suas diferenças em geral.
Agora junto com o Pastor Carlo estamos buscando uma forma de mudar essa realidade! Peço que os irmãos estejam orando por esses índios!